Iraq: 15 February – Portugal – Biggest demosntration since 1974(portuguese translation)

Lisboa assistiu a uma das maiores manifestações desde a revolução de 1974 quando mais de 100.000 saíram às ruas contra a guerra contra o Iraque.

15 February. No to war in Iraq. cwi reports from around the world. Portugal.

Maior Manifestação desde a revolução de 74

No Porto outra manifestação juntou 10.000, Coimbra 5.000 e Évora e outras cidades também protestaram contra a guerra pelo petróleo.

As ruas de Lisboa foram inundadas por sindicalistas, partidos de esquerda, organizações religiosas, sociais , estudantis e juvenis.

Foi enorme a participação da juventude.

O dirigente do Partido Socialista tentou desmobilizar a participação do seu partido e em especial da Juventude Socialista mas manifestações, contudo o sentimento contra a guerra é tão grande que na sexta-feira, a Comissão Nacional do PS mudou a posição e permitiu a participação de militantes seus nas acções contra a guerra.

O Alternativa Socialista (grupo de militantes do CIT) distribuiu uma

declaração contra a Guerra com a colaboração de vários estudantes.

Nessa declaração, o Alternativa Socialista propunha que os Sindicatos, os partidos de Esquerda e as organizações de juventude desencadeiem protestos no Dia X.

Citando o Manifesto de Mário Soares, ex-Presidente da República , do Prémio Nobel José Saramago entre outros que dizia que a Guerra não é a solução para a fome, para a miséria e para o desemprego, o Alternativa Socialista afirmava O Capitalismo e o Imperialismo são a causa da fome, da miséria e do desemprego. Para acabar com esses flagelos de uma vez por todas é preciso um outro mundo, um Mundo Socialista

O Alternativa Socialista irá organizar uma sessão pública na próxima semana para debater o que fazer depois destas excelentes manifestações.

Special financial appeal to all readers of socialistworld.net

Support building alternative socialist media

Socialistworld.net provides a unique analysis and perspective of world events. Socialistworld.net also plays a crucial role in building the struggle for socialism across all continents. Capitalism has failed! Assist us to build the fight-back and prepare for the stormy period of class struggles ahead.
Please make a donation to help us reach more readers and to widen our socialist campaigning work across the world.

Donate via Paypal

Liked this article? We need your support to improve our work. Please become a Patron! and support our work
Become a patron at Patreon!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


February 2003
M T W T F S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728